6 de agosto de 2010

Tsuru pela Paz!

Faz tempo que quero escrever sobre isso, daí aproveitei a data de hoje (afê... meus posts ultimamente só começam assim. Tá, vou mudar).
Hoje me deu vontade de falar sobre isso! =)

No dia 06 de agosto de 1945, uma bomba nuclear foi lançada, pelos americanos, sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. O ataque marcou o início do fim da 2ª Guerra Mundial.
Estima-se que 80 mil pessoas morreram instantaneamente com a explosão da bomba e cerca de 90% da cidade ficou destruída.
Até o final do ano de 1945, mais de 140 mil pessoas tinham morrido, devido ao ataque.
Um levantamento feito no 60º aniversário da tragédia, em 2005, concluiu que, ao todo, mais de 240 mil pessoas morreram por causa da explosão (ou no dia ou depois, envenenados pela radiação).

Dentre os poucos prédios que resistiram à explosão, está a "Cúpula Genbaku", ou "Cúpula da Bomba Atômica", que iria ser demolido junto com as outras ruínas da cidade, mas acabou sendo preservado. Foi chamado de Memorial da Paz de Hiroshima e tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1996.

Sadako Sasaki tinha 2 anos quando a bomba explodiu. Ela morava em Hiroshima.
Com 11 anos de idade, Sadako descobriu que tinha leucemia (decorrente da exposição à radiação nuclear).
Sua melhor amiga, visitando ela no hospital, lhe contou sobre uma antiga lenda japonesa que diz que se uma pessoa dobrar 1000 origamis de Tsuru (representa um Grou - ave sagrada do Japão) terá um desejo atendido. E a amiga deu a ela de presente um Tsuru dourado.

Sadako então resolveu dobrar os mil Tsurus e pedir pela sua cura e disse ao dobrar um deles: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.
Ela usava qualquer pedaço de papel pra dobrar os Tsurus (inclusive as caixas de remédios, bulas e cartões de melhoras que recebia, pois ela não tinha fácil acesso a papel no hospital) e seu pedido passou a ser não só pela sua cura mas também pela cura das outras vítimas da bomba e também pela paz.
Sadako Sasaki faleceu em 25 de Outubro de 1955. Ela tinha feito 644 Tsurus de papel.
Seus amigos de escola completaram os 1000 Tsurus em sua homenagem.

Também em homenagem a ela e a todas as crianças que foram vítimas da bomba atômica, foi erguido, em 05 de maio de 1958, no Memorial da Paz de Hiroshima, o Monumento da Paz das Crianças, com uma estátua de uma criança segurando um Tsuru, no topo.

Ao pé da estátua de Sadako Sasaki há uma placa que diz:

Este é nosso grito.
Esta é nossa prece.
Paz no mundo.

Todos os anos, no Dia da Paz, em 06 de agosto, pessoas do mundo inteiro enviam milhares de Tsurus para serem colocados no monumento, em Hiroshima.
E o Tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento pelo desarmamento nuclear.

E como hoje é 06 de agosto, aqui vai meu Tsuru (virtual) para Hiroshima!


* E pra quem quiser saber como se dobra um Tsuru aqui tem um video do YouTube, e aqui o passo a passo de como fazer.

4 comentários:

{carol.maia} on 6 de agosto de 2010 às 08:24 disse...

Robi...muito informativo e muito emocionante! Beijos

Unknown on 6 de agosto de 2010 às 19:46 disse...

Lindo Lindo Lindo

Anônimo disse...

Muito massa!

noh.

Anônimo disse...

muito legal mesmo!!!

Robilob Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare