20 de outubro de 2010

Quilling - Arte em Papel!

Sabe aquele tipo de desenho que é feito usando a técnica Quilling?
Como assim? Não sabe o que é Quilling?
Tá...tudo bem, eu também não sabia... mas fui descobrir o que era depois que, um dia desses, vi esse desenho feitos de papel. Fiquei incrível com a técnica e criatividade usada e fui procurar o que era e quem tinha feito.


O nome da designer é Yulia Brodskaya e a técnica utilizada é o Quilling.

Yulia Brodskaya é uma designer gráfica. Nasceu na Rússia (Moscou). Antes de se mudar para o Reino Unido, em 2004, ela trabalhava em diversas artes criativas que iam desde pinturas têxteis, origami e colagem às práticas tradicionais de Belas Artes. Na sequência de um mestrado em Comunicação Gráfica (2006, Universidade de Hertfordshire, Reino Unido), ela continuou a experimentar e explorar maneiras de reunir todas as coisas que ela mais gostava: o papel, a tipografia e os objetos artesanais feitos à mão, altamente detalhados. E assim, desenvolveu seu trabalho e rapidamente ganhou reputação internacional por suas inovadoras ilustrações e segue criando designs de papel maravilhosamente detalhados, para clientes em todo o mundo. 
"Tipografia é a minha paixão depois de Papel, e estou muito feliz por ter encontrado uma forma de combiná-las". Yulia Brodskaya




Site da artista: www.artyulia.com

Mas afinal, o que é Quilling?
1.Quilling é um trabalho manual realizado com tiras de papel enroladas e modeladas.
2.Quilling é uma forma de desenhos feitos de papéis, fitas de cetim e outros materiais.
3.Quilling (ou filigrana em papel) é uma forma de arte que envolve o uso de tiras de papel que são enroladas, moldadas e coladas para criar desenhos decorativos.

Um pouco sobre a história do Quilling:

Sua origem é incerta, mas sabe-se que a técnica já era realizada na Europa (Itália, França e Inglaterra) durante a Idade Média, aplicada a outros materiais, como metais, em grades e cachepôs, para decoração.
Durante o Renascimento, freiras e monges, franceses e italianos, usavam o Quilling para decorar capas de livros e artigos religiosos. O papel mais utilizado eram as tiras de papel cortadas a partir das bordas douradas de livros. Essas tiras de papel laminado dourado eram então enrolados, para criar as formas desejadas. O Quilling muitas vezes era usado pra imitar decorações arquitetônicas, feitas com metais.
No século 18, o Quilling tornou-se popular na Europa, onde damas da sociedade praticavam a arte. Quilling também se espalhou para as Américas do período colonial.
O Quilling também foi combinado com outras técnicas, como bordado e pintura.
Esse ofício passou por muitas transformações e mudanças através dos tempos, utilizando novas técnicas, estilos e materiais.
Hoje, o quilling está enxergando um ressurgimento na popularidade com quillers (pessoas que praticam a arte do quilling) em todos os continentes e em todos os estilos de vida.
Não mais confinados às "classes superiores", esta é uma forma de arte dos povos e da beleza da arte está sempre em expansão. O artesanato tornou-se cada vez mais popular devido ao baixo custo do material. É utilizado para decorar convites de casamento, nascimento anúncios, cartões, recados de páginas e caixas. Quilling podem ser encontradas em galerias de arte na Europa e nos Estados Unidos e é uma arte que é praticada em todo o mundo.
No Brasil ela tem sido difundida nos últimos anos e realizada por muitos artesãos que conferem aos seus trabalhos um toque particular.

* Essas últimas imagens são do site Iron Maiden (clique pra ver mais imagens), acho que inspirados nos desenhos de Yulia.

3 comentários:

Cibele Daniela FAvini on 24 de fevereiro de 2011 às 22:48 disse...

Seu trabalho com quilling, é o mais notável, e original que já vi até hoje!!!!!!! Diferente de tudo!!!! Parabéns!!!

propa on 20 de abril de 2012 às 13:58 disse...

Estou maravilhada com a tecnica e principalmente com o teu trabalho.
Como entrar em contato? Um abraço

Sylvia Anacleto on 14 de outubro de 2016 às 11:34 disse...

Você poderia me indicar um lugar para compra de material para o Quilling em Recife?

Robilob Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare