13 de novembro de 2010

Aung San Suu Kyi: Livre!

Aung San Suu Kyi hoje!
Finalmente livre!
Hoje finalmente, desde cedo, a notícia se espalhou pelo mundo e, à tarde, as imagem comprovaram: o governo da Birmânia (Myanmar) finalmente libertou Aung San Suu Kyi da prisão domiciliar, imposta a ela por mais de 15 anos (ao longo de 21 anos).

Eu já falei dela aqui no blog.
Por coincidência (totalmente, pois jamais adivinharia que ela seria libertada hoje e meu tema já estava escolhido há quase 2 meses), semana passada tive que fazer uma Presentation no meu inglês, cujo tema desse semestre foi “Biografias” e, claro, todos da sala achavam que eu iria falar sobre Bono.
Mas eu não sou tão previsível assim!!! Kkkk (tolinhos).
E escolhi ela: Aung San Suu Kyi (que, claro, teve a ver com Bono, U2, 360º Tour, Walk on, etc).
Nem preciso dizer que minha apresentação no power point teve direito a um pequeno vídeo (que foi um pedacinho do show do U2, no Rose Bowl) e ao clipe “Walk On”. Foi linda!!!!

  • PAUSA:  Minha turma de inglês é realmente um caso a parte. O tema da Presentation do semestre era “Biografias” e minha turma conseguiu unir: Frida Kahlo (pintora mexicana), Aung San suu Kyi (ativista dos direitos humanos), Alexander McQueen (estilista britânico) e Tesla (inventor croata na área do eletromagnetismo. Sim, 1T (tesla) mede a densidade do fluxo magnético, pra quem não se lembra. Kkkkkk --> quase todo mundo), pra citar apenas esse 4 exemplos, numa única sala. Tiveram outros igualmente “diferentes”. Nada básico!!

Mas voltando à libertação de Suu Kyi, nesses 15 anos de prisão: ela não pode governar o país (o partido que ela ajudou a fundar pra combater o regime militar (NLD) venceu legalmente as eleições gerais em 1990, mas os militares se recusaram a deixar o poder); ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1991 (pela sua luta pacífica pela redemocratização da Birmânia);

 
Ela não pode se despedir do seu marido (que morreu de câncer em 1999, no Reino Unido, pois o governo militar não concedeu o visto de entrada na Birmânia ao seu marido); ela viu sua saúde piorando a cada ano que passava presa (hoje ela tem problemas cardíacos, sofre de hipotensão e apresentas problemas gástricos); e ela não vê seus 2 filhos há mais de 10 anos (eles vivem em Londres).

Mas, enfim, hoje ela foi libertada! (vejam aqui que emoção ela reencontrando as pessoas na porta de casa).

E o comitê do Prêmio Nobel da Paz pediu que a ativista viaje a Oslo, na Noruega, o mais breve possível, para fazer o tradicional discurso dos premiados (já que ela nunca pode receber o prêmio pessoalmente – seus filhos receberam o prêmio por ela).

Freedom for Aung San Suu Kyi, Gilberto Viciedo ("Butterfly, Birds, Flowers")

0 comentários:

Robilob Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare