Não sei onde encontrei essas imagens, mas achei as cores tão lindas que fui pesquisar pra saber do que se tratava.
E foi assim que descobri o “Favela Painting”.
A definição do projeto está no próprio site da Fundação Firmeza:
“Favela painting é um projeto da fundação firmeza. A Fundação Firmeza cria trabalhos de arte impressionantes em lugares onde pessoas estão socialmente excluídas. A Fundação colabora com pessoas locais usando arte para combater preconceito, criar soluções sustentáveis e atrair a atenção do mundo. Os trabalhos de arte contribuem no sentido de orgulho e consciência nas comunidades onde estão produzidos. Fazendo todos os passos do processo criativo abertamente e guiado pela comunidade, a Fundação contribui para educação da juventude local e motiva residentes a melhorar seu ambiente.”
Foi criado pelos holandeses DRE URHAHN e JEROEN KOOLHAAS (Haas & Hahn), que tiveram a ideia quando vieram ao Brasil, em 2005, para filmar um documentário sobre a juventude nas favelas do Rio e São Paulo.
O projeto começou em 2006, na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, onde o desenho de um menino empinando uma pipa foi pintado em três casas da favela.
Depois, com a ajuda dos moradores, que foram treinados para desenvolver o trabalho com perfeição, transformaram as escadarias do morro num gigantesco rio de carpas, que foi batizado de “Rio Cruzeiro”. A repercussão foi mundial e deu possibilidade de expansão do projeto.
O mais recente projeto do favela painting , chamado “O Morro”, foi concluído recentemente no Morro Santa Marta, também no Rio.
O projeto:
Antes:
Depois:
O projeto:
Antes:
Depois:
A praça central e a quadra de samba da escola foram pintadas com muita cor, com a ajuda de um grupo de moradores que foram contratados e treinados para executarem o projeto. Ao todo, 34 casas foram pintadas transformando a praça central da comunidade em um novo monumento ao ar livre.
Para mais informações sobre o Favela Painting, clique AQUI.
2 comentários:
Adorei, Robi!!
Maravilhoso!!! VC é demais mesmo viu ROb, descobre coisas ótimas!
Postar um comentário