19 de julho de 2010

Aung San Suu Kyi!


Continuando o assunto 'DVD do U2'...
Numa certa altura do show (entre as músicas MLK e Walk On), fotos do rosto de uma mulher começam a aparecer no telão e todos no estádio começam a colocar máscaras de papelão com o rosto dela (eles receberam as máscaras na entrada do show) e no telão a mensagem “Tonight We Walk On for Aung San Suu Kyi” aparece e Bono diz no microfone: Let her face be your face tonight” e um curto texto no telão explica à platéia quem é e o que está acontecendo com ela, e finaliza com a frase: “Tonight we sing for her”.
E começam a cantar a música Walk On.




A música “Walk On” (já postei o video e a letra dela aqui) foi gravada pelo U2, em 2000, em homenagem a ela. Desde que iniciaram a nova turnê, em 30 de junho de 2009, a banda, em todos os shows, dedica essa música a ela.
E para responder a pergunta: Afinal, quem é ela? “Tonight” esse post é sobre ela.

Aung San Suu Kyi é uma ativista dos direitos humanos e líder política birmanesa e foi premiada com o Nobel da Paz em 1991.
É filha de Aung San, o herói nacional da independência da Birmânia, que foi assassinado quando Suu Kyi tinha apenas dois anos de idade.

Depois de ter vivido em Londres, regressou ao seu país em 1988, onde tornou-se a líder do movimento de contestação ao regime militar do seu país.
Após o seu partido (a Liga Nacional para a Democracia) ter obtido uma vitória esmagadora nas eleições de 1990, Suu Kyi foi condenada à prisão domiciliar pela junta militar que governa o seu país.

A Birmânia continuou a ser dirigida pelo general Ne Win, num regime ditatorial, mas a luta pela democracia ganhava crescente visibilidade e apoio internacional.



A Birmânia é um país do sul da Ásia e faz fronteira com a China, Índia e Tailândia. Após o golpe militar de de 18 de junho de 1989, passou a se chamar Myanmar.




Em 1995, o regime militar decide acabar com a pena de prisão domiciliar imposta à Prêmio Nobel, como sinal de abertura democrática dirigido à comunidade internacional. Mas sua liberdade durou pouco. Dos últimos 19 anos, ela passou 13 em prisão domiciliar.

Cumprindo o seu terceiro período de prisão domiciliar desde 2003, em setembro de 2008, Suu Kyi começou a apresentar problemas de saúde e desde então seu estado vem se agravando com problemas cardíacos, de hipotensão e gástricos.

Em 2009, a duas semanas do fim de sua mais recente pena de prisão domiciliar, Aung San Suu Kyi foi enviada para a prisão. As autoridades acusaram formalmente Suu Kyi de descumprir os termos de sua detenção e ela foi sentenciada novamente a mais 18 meses de prisão domiciliar.

Em 19 de Junho de 2010 Aung San Suu Kyi completou 65 anos ainda em prisão domiciliar e continua presa até hoje!

“Não é o poder que corrompe. É o medo. O medo de perder o poder corrompe aqueles que o detêm, e o medo de ser oprimido pelo poder corrompe os que a ele estão sujeitos".
Aung San Suu Kyi

0 comentários:

Robilob Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare