7 de abril de 2010

Vintage - Fotos!

Hoje vi no Pavablog estas fotos antigas do Corcovado, antes do Cristo, e adorei.



"Corcovado antes do Cristo Redentor. Chamava-se Mirante Chapéu do Sol. Foi construído, inicialmente em madeira, no ano 1885"

Daí, lembrei de um concurso que tava rolando semana passada lá no blog do Sartorialist sobre fotos vintage (teve gente do mundo todo mandando foto) e resolvi mostrar aqui também as fotos que minha irmã mandou, dos nossos avós, ainda jovens, andando pelas ruas do Recife (lá pela década de 30 ou 40):
"Meu avô e minha avó no centro do Recife"


E acabei lembrando que meu twitter @robilob tem uma foto vintage minha também. Olha a foto aqui:
"Eu, no dia do meu aniversário de 4 anos"

Mas, afinal, o que é vintage?
A palavra vintage tem diversas traduções: desde o sentido original de safra de vinho, até moda e período de origem. Eis algumas definições:

"Palavra inglesa que servia para designar o vinho produzido de uma única colheita. A sua origem ou significado vem de "vint" relativo à safra de uvas e "age" de idade.
Denominam-se também Vintage os vinhos do Porto mais especiais, que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois, um vinho do Porto não filtrado, que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos."

"Vintage poderia ser melhor traduzido como Clássico, porém esse termo remete a produtos de grande aceitação ou então algum "must have" (precisar ter) do passado, o que nem sempre é o caso, portanto Vintage é o termo empregado tanto para equipamentos de audio, como também para automóveis de 30 a 60, entre muitos outros."

"O termo vintage surgiu com os colecionadores de carros antigos nos Estados Unidos, quando estes queriam designar carros com mais de 20 anos e de interesse para colecionadores. Logo o termo foi importado por outros setores de coleções chegando até o mercado de guitarras usadas."

"Vintage tenha mais a ver com clássico, aquilo que marcou época e se caracteriza pela boa qualidade. Esse termo é muito comum para instrumentos musicais, principalmente guitarras e baixos elétricos (guitarras fender e gibson dos anos 60 e 70 ou baixos fender, alembic, hofner da mesma época)."

Enfim, vintage é isso. Começou a ser usado para designar um tipo de vinho, e o conceito estendeu-se a outros bens de consumo como carros, instrumentos musicais, roupas antigas que marcaram a história da moda, fotos de época, e tudo o mais que se enquadre no conceito (e que tenha mais de 20 anos -- > ta vendo como minha foto é vintage). \o/

E sei que meu bloguinho não é nenhum Sartorialist, mas resolvi publicar essas fotos aqui de vez em quando (da minha família, dos amigos, da web, e de quem mais quiser -- é só me mandar as fotos por email do blog).

0 comentários:

Robilob Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare