\o/
Mais um post com fotos vintage !
Semana passada foi o niver da minha mãe, e as primas dela resolveram levar fotos antigas que tinham em casa (fotos da mãe, pai, avós delas), para minha avó poder dizer quem eram as pessoinhas que apareciam nas fotos.
Minha avó tem 93 anos, mas lembra de todas as pessoas.
E eu, claro, aproveitei a oportunidade, e escaneei várias fotos pra postar aqui!
Essa foto é do aniversário da irmã da minha avó, em 1930.
Minha avó é a terceira, da direita pra esquerda, sentada no chão. A irmã dela é a sentada no banco, atrás dela. Os dois irmãos dela são: o menino sentado no chão, de camisa listrada, e o em pé, perto dele, segurando uma bandeira (algo do tipo).
Acho que ocorreu algum jogo durante a festa, pois as meninas sentadas no banco parecem estar usando, todas, uma espécie de uniforme (e tem uma bola na foto... fora a bandeira).
Essa é de 1932. É o meu bisavô (ele também aparece na primeira foto, em pé, do lado direito).
Minha bisavó, em casa, costurando. Observem a roupa que ela usava pra costurar, em casa. Um vestido longo e chique. Foto também de 1932.
Essa foto é de 1941. Minha avó e seus três irmãos. Já adultos. Minha avó é a da direita.
Vejam o que era moda na época (minha tia-avó, usando um vestido estampado com flores e um sapato xadrez - tipo assim, básica!).
Essa é de 1943. Na foto estão meu avô, o irmão dele e o cunhado, andando de moto pelas ruas do Recife (olhem os trilhos dos bondes na rua).
Aqui, uma foto do desfile do Corso, durante o carnaval de 1948. Na foto, meu avô está dirigindo o carro, com seus irmãos sentados no banco da frente com ele e cunhados e sobrinhos atrás. Minha avó é a última, sentada atrás, do lado esquerdo (com uma faixa branca na cabeça).
O Corso:
O corso, uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do carnaval do Recife, consistia em um desfile de veículos ornamentados pelas ruas centrais da cidade, com foliões geralmente fantasiados, que jogavam confetes, serpentinas nos ocupantes dos outros veículos.
Quando ainda não existia o automóvel, o desfile era composto por carros puxados a cavalo: cabriolés, aranhas (carruagens leves de duas rodas), charretes, entre outros.
No início do século XX, os foliões usavam, além do confete e serpentina, água com limão e bisnagas com água perfumada. Tocavam e cantavam marchas carnavalescas, tornando a brincadeira bastante alegre e musical. Havia também algumas fanfarras que desfilavam em carros alegóricos.
Há registro da existência de corso na cidade de Olinda, Pernambuco, já em 1901.
Leia mais sobre o corso AQUI.
Fonte: Fundaj
OBS: Dêem um desconto na qualidade das fotos pois elas tem entre 60 e 80 anos. Ah, e as linhas coloridas das 2 últimas fotos são um oferecimento do scanner da minha irmã.
OBS: Dêem um desconto na qualidade das fotos pois elas tem entre 60 e 80 anos. Ah, e as linhas coloridas das 2 últimas fotos são um oferecimento do scanner da minha irmã.