O que posso dizer?
Como aconteceu com Gustav Klimt, se o artista começa a me perseguir... coloco ele aqui!
Hoje a vez é de Vik Muniz.
Já ouvi falar várias vezes dele, já vi documentários, programas, várias obras (não ao vivo, infelizmente) mas, com a virada cultural que ocorreu em Sampa nesse final de semana passado, Vik Muniz tava em todas as mídias e hoje veio parar no meu bloguinho!
Ele é um artista plástico brasileiro, mora em Nova York e utiliza novas mídias e materiais para realizar seus experimentos. Materiais como chocolate, geléia, manteiga de amendoim, lixo, sucata, fios e arames. Obras em pequena escala e grande escala (imagens esculpidas na terra ou feitas a partir da fumaça de avião de propaganda). E muita criatividade, claro!
Enfim, ele é incrível.
Tem também esse video com algumas montagens das instalações com sucata e lixo.
E, por fim, quem quiser assistir a uma palestrinha dele de 15 minutos, tem esse video aqui.
(Ele está falando em inglês, mas é bem legal).
Ah, e esqueci de dizer, depois de toda a loucura pra montar a obra, ele tira foto dela e suas exposições são de fotografias!!!
A Exposição "Vik", uma retrospectiva com 131 obras do artista plástico, está no MASP, em São Paulo, de 24 de abril a 12 de julho de 2009, e quem tiver ou passar por lá, vale a pena conferir (DICA: às terças, a entrada no MASP é grátis).
2 comentários:
Pensando bem... ainda bem que ele tira a foto e se desfaz da obra... imagina a geléia e a manteiga de amendoim depois de uns dias ou meses de exposição... irc.
Mas a verdade é que as imagens são fantásticas, maravilhosas.
Por coincidência, assisti à reportagem sobre a virada cultural de SP e mostrava as obras dele. Muito bom!
Louise
Postar um comentário